09º Dia (05/03/2010) * Zapala > Junín de Los Andes

Saída: Zapala / 09:00h (Km 3726)

Chegada: Junín de Los Andes / 11:30h (Km 3926)

Distância: 200 Km + 150 Km (Vulcan Lanin) -> (Km 4076)

Circulo Policial Zapala

Acordamos cedo e fomos a uma boa padaria tomar um café da manhã, comemos algumas media lunas com suco de laranja e as 9 hrs partimos de Zapala sentido Junín de Los Andes pela ruta 40.
Fizemos uma viagem de 200 Km bem tranquila até Junín, o cenário novamente começou a mudar próximo das Cordilheiras. Alguns motoqueiros que encontramos em Zapala passaram por nós, até tentamos acompanhar mas a moto mais fraca deles era uma 600 cc. Em um trecho onde estavam arrumando a estrada encontramos novamente os motoqueiros com problemas em uma esportiva causado por um pedra.

Quando chegamos em Junín, fomos tentar trocar o óleo da moto do João no pátio de um posto mas não conseguimos tirar o parafuso com nossas chaves, então fomos em uma mecânica e o João pagou só a mão de obra já que o óleo tínhamos levado do Brasil, depois disso fomos em busca de informações turísticas. Junín é uma cidade bem pequena e que fica na entrada do Parque Nacional Lanín, possui diversas opções de lazer. Resolvemos almoçar e depois ir para um algum camping deixar nossas coisas prontas e depois curtir a cidade. Armamos a barraca e escolhemos conhecer o vulcão Lanín e o lago Tromen já que poderíamos ir com as motos e depois fazer uma caminhada não muito demorada.

Vulcan Lanín

O Vulcão Lanin fica a uns 70 Km de Junín próximo a divisa com o Chile. Pra chegar ao pé do vulcão teríamos que fazer uma caminhada de 3 horas ida e volta, resolvemos fazer mas depois de 20 minutos andando resolvemos voltar, e não foi por cansaço mas sim por falta de tempo e equipamentos. Decidimos então conhecer o lago Tromen pois poderíamos ir de moto até ele por uma estrada que mais parecia uma trilha, até um rio tivemos que atravessar, mas valeu muito a pena pois é um lugar incrível, parecia uma prainha e lá tinha várias pessoas acampando.

Pessoal iniciando escalada até o cume do Vulcão Lanín.

Lago Tromen

Antes de voltar resolvemos parar no posto da Gendarmeria Nacional que ficava ali próximo por ser na fronteira e perguntar como estava o Chile. Vários guardas vieram conversar com nós, pediam das motos e como estava indo a viagem, muito diferente dos outros que só queriam foder com a gente.
Falaram que não era garantido, mas que deveríamos ir porque as cidades que faziam fronteira nessa região não tinham sido atingidas pelo terremoto, inclusive Pucón, um dos principais destinos da nossa viagem. Eles não sabiam como seria para seguirmos até o sul do Chile, mas que deveríamos ir até Pucón e retornar caso a coisa estivesse feia. Segundo eles a distância de Junín até Pucón era de 150 Km, caso não encontrassemos combustível teríamos que fazer 300 Km sem abastecer, praticamente a autonomia de nossas motos. Um dos guardas até arriscava um português e quando nós falávamos que estávamos em dúvida ele repetia várias vezes “Vaaa cara, Vaa caraaa”.

Camping em Junín de Los Andes

Voltamos pra Junín antes de escurecer e decidimos pensar no que fazer. Antes de ir para o camping paramos em um mercado comprar alguma coisa pra janta e para o café da manhã, compramos suco, alguns ovos e usamos o liquinho pra cozinhar antes de dormir. Decidimos não arriscar ir até Pucón e apenas seguir para Bariloche.
Antes de tomar banho e dormir aproveitamos pra dar uma checada nas motos, eu precisava de um pneu dianteiro urgente.